In #evanyc blogueiraevanyc CABELOS eva nyc EVANYC evanycbrasil

5 Razões para escolher cosméticos livres de Parabenos


5 RAZÕES PARA ESCOLHER COSMÉTICOS LIVRE DE PARABENOS

O que são parabenos, então? Segundo Schueller & Romanowski, são substâncias de atividade antimicrobiana “conservantes”, estes ésters alquílicos do ácido p-hidroxibenzóico são utilizados comumente na indústria cosmética.

Porque usar conservantes químicos em cosméticos? Porque as formulações cosméticas com água precisam conter ingredientes para conservar e garantir que o produto não tenha contaminação microbiológica para não comprometer a segurança e eficácia do cosmético. Existem vários ingredientes conservantes utilizados em produtos cosméticos, alguns já foram abolidos e outros tem concentrações de uso limitado pelas legislações pertinentes.

É proibido o uso de parabenos em cosméticos no Brasil? Não, mas tem concentração máxima permitida, com base em estudos científicos de sua toxicidade.

Então se existe um controle de limite máximo de concentração segura deste conservante, porque deveria escolher produtos livres de parabenos?

1ª Razão:
Probabilidade de promover Câncer. Apesar de não haver estudos científicos que comprovem a ação carcinogênica dos parabenos, nos deparamos com alguns indícios científicos que mostram esta molécula promovendo alterações hormonais relacionados ao comportamento semelhante a um tumor cancerígeno mais propício ao câncer de mama. Não causa câncer, mas quem dorme com esse barulho?

Dentro da OMS – Organização Mundial da Saúde existe uma agência especializada em estudos de câncer, a IARC- Agência Internacional pelo Estudo do Câncer, que afirma que não existem provas concretas que possam relacionar os parabenos com o desenvolvimento de câncer.

2ª Razão:
Pode causar alergias. Parabenos são substâncias alergênicas, ou seja, que causam alergias ou hipersensibilidade a sua pele. Estudos apontam que pode estar relacionado até mesmo com alergias respiratórias, pois a pele pode absorver estes compostos e desencadear reações em outras partes do corpo.
3ª Razão
Podem causar envelhecimento da pele. Algumas evidências apontam que os parabenos podem promover dano na estrutura do DNA celular, favorecendo o envelhecimento da pele e também aumentar a probabilidade de câncer de pele.
4ª Razão
A concentração do parabeno pode ser baixa, mas o consumo é alto. Quantos produtos cosméticos você usa regularmente? Vou te ajudar, veja aqui: sabonete, creme dental, shampoo, condicionador, batom, desodorante, máscara de cílios, perfume, máscara de tratamento, esmalte … mais de 10 com certeza, certo?  Mesmo que a concentração do parabeno permitida seja baixa nas formulações, o consumo de cosméticos é bastante alto, então, quanto mais se consome cosmético, mais contato com o conservante parabeno você tem. Se você puder escolher pelo menos 5 cosméticos destes livres de parabenos, já está reduzindo o contato do seu corpo com este ingrediente.
5ª Razão:
Reduz o impacto ambiental. Os cosméticos que aplicamos no corpo podem gerar resíduos no banho ou na remoção, sendo dispensados pelos ralos dos banheiros e chegando ao meio ambiente. Quando chega ao meio ambiente pode levar essas substâncias ao contato com os vegetais, plantas e até mesmo em animais, como peixes e, então, temos uma nova ingesta destas substâncias quando consumimos os alimentos contaminados.
Todos os produtos cosméticos da Eva NYC são livre de parabenos e você encontra todo o sortimento aqui na Sweet Side Store.

Nós Realizamos #CabelosDosSeusSonhos #EvaNYC
Eu quero!

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário