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PUBLIEDITORIAL: COMECE A GANHAR DINHEIRO COM SEU BLOG



Oi minhas queridas!
Outra vez estou por aqui falando de assuntos que ninguém quer falar haha! 
Depois do Sucesso tremendo do post A INCRIVEL VERDADE QUE NUNCA TE CONTARAM SOBRE PARCERIAS soube de muitas dúvidas que a maioria das pessoas tem na hora de cobrar por um publieditorial. Então aqui estou novamente para compartilhar a minha visão com vocês.

Sou blogueira desde 2009, mas foi só a partir de 2011 que compreendi como é blogar profissionalmente. Já passei por diversos blogs e plataformas até que ano passado resolvi começar esse blog onde já fechei muitas parcerias e é por isso que acredito que podemos trocar experiencias valiosas nesse post!

PRIMEIRO PONTO: POR QUE COBRAR?


Muitas pessoas tem essa dúvida mas a resposta é bem simples: você esta investindo o seu tempo e da sua equipe (quando alguém te ajuda) para uma boa produção.
Você escreve, revisa, fotografa, filma, edita, cria cenário, sai de casa para comprar itens para o cenário ou se desloca para o local de filmagem, se arruma, investe em um bom áudio, aplicativos pagos, microfone, divulga em todas as redes sociais, grupos, e muitas outras coisas que demandam horas de trabalho sério.
Existe um momento onde você considera importante uma remuneração além do que as permutas oferecem (o valor do produto não é suficiente para cobrir seus gastos) e então além do produto você determina um valor para receber quando prestar o serviço das postagens. 
Justo não é mesmo?

QUANDO COBRAR PUBLIEDITORIAL


Acredito que muitas vão me responder "quando eu quiser" hahaha
Sem chance bebês,  não é assim que funciona!
Sim, todas as blogueiras tem muito trabalho para produzir conteúdo.
Só que nem todas estão qualificadas para cobrar publieditorial. 
Te explico o motivo:

QUALIFIQUE SEU BLOG


As empresas não tem disponibilidade para pagar em dinheiro para um grande número de blogs produzirem matérias.
A grande maioria trabalha com o chamado contrato de permuta (troca-se a matéria pelos produtos) o que faz com que os critérios para publieditoral sejam bem mais rígidos. 

Se você está na fase de uma parceria por contrato de permuta e já chega impondo seu valor de publieditorial sem estar qualificada para isso, provavelmente vai se queimar e não fará nenhum dos contratos.
Já que estamos aqui pra falar umas verdades haha, você vai Chupar o dedo por despreparo e pode sair com imagem de arrogante!

O MOMENTO CERTO DEPENDE DE ALGUNS CRITÉRIOS


EQUIPAMENTO E PRODUÇÃO


Se você procura uma empresa para fazer fotos e filmagens do seu casamento o que você leva em consideração?
Você pagaria 1.000,00 R$ para produção de fotos e filmagens feitas com uma câmera de qualidade inferior a sua, e uma edição feita em programas populares realizadas por pessoas sem nenhum curso?
Você anunciaria num jornal pagando 1.000,00 R$ por uma matéria de 30 palavras com circulação de 50 pessoas?
Então seja realista quanto ao tipo de trabalho que você está produzindo. É claro que existem muitos conteúdos maravilhosos feitos com equipamentos não profissionais mas isso te limita no valor a cobrar pela produção.
Então se você já está investindo em equipamentos, cursos e produção, podem considerar esse diferencial em seu trabalho. Apresente seu equipamento para a empresa na negociação da parceria, sua formação ou de sua equipe (o investimento justifica a cobrança do editorial)

PÚBLICO

Muitas vezes supera a produção e o equipamento. Quer um exemplo? InstaBlogs. Fotos de celular, sem muita qualidade, postagens curtas porém o número de seguidores é tão grande que a empresa se interessa em patrocinar.

Todos os dias vejo blogueiras reclamando "número não é tudo". Eu concordo plenamente já vi blogs pequenos com matérias muito mais interessantes do que de blogs grandes.
Acontece que eu não sou a dona da verdade. E infelizmente o mercado leva em consideração os números SIM! 

Por isso seja sempre realista e não estipule seus valores comparando o mídia kit de outras blogueiras, mesmo se os números de seguidores de vocês forem muito próximos.

Vocês podem ter visitação diária e interações completamente diferentes.

Estava em um grupo de blogs semana passada e uma loja online perguntava o número de seguidores dos blogs em uma postagem.
Estavam a procura de parceria com Blogs, tentando medir de forma errônea  o engajamento deles.

Uma das meninas respondeu que tinha 100 mil.

Achei muito estranho porque os maiores blogs daquele grupo, atingiam via google friend connect  5 mil aproximadamente.

Fui conferir de curiosa haha e realmente a blogueira X tinha 100 mil seguidores...Só que  no Instagram.
O  blog dela não tinha engajamento algum, nenhum comentário nas postagens recentes. Nenhum compartilhamento, nenhum mesmo.

Por isso cuidado com os dados que vai passar e considere sempre as ferramentas de visitação do Google Analytics

Não diga para a empresa que você tem 100 mil leitores se você não tiver, eles vão saber.


EXPERIENCIAS PROFISSIONAIS


Quanto a sua capacitação para oferecer publi:
Você já fez isso antes? O resultado foi satisfatório? Em bom português a empresa acha que seu trabalho "valeu cada centavo"?
Apresente sempre suas experiencias anteriores com publicidade, seus relatórios de desempenho e se possível referencias de quem já foi seu parceiro.
Isso também é importante para quem trabalha com eventos relacionados a blog.

Considerando esses itens você pode descobrir se já é o momento certo para começar a cobrar pela produção do editorial. Se o seu equipamento e conhecimento não são razoáveis, seu público é pequeno e você não tem experiencias suficientes com parcerias, é melhor esperar mais um pouco e continuar apenas com os trabalhos por permuta. Deixar seu  trabalho amadurecer naturalmente é fundamental e você colherá mais frutos do que quando atravessa a carroça na frente do boi!


QUANTO COBRAR:  ESTABELECENDO UM VALOR


Acredito que uma das melhores formas iniciantes para cobrar, é de acordo com o alcance das postagens.

Você pode usar como base os valores que sites como facebook estipulam para dar alcance as postagens,e de acordo com o seu número de alcance passar esse valor para seu o seu cliente.

Você pode trabalhar também com valores de acordo com o tamanho e tempo minimo da produção, por EXEMPLO: 

" 100,00 R$ vídeo de no minimo 15 minutos"

 "150,00 R$ matéria com no mínimo 1.000 visitas ou palavras"
 (você trabalha X dias na divulgação até obter esse número de visitantes e manda o relatório do google para a empresa"

Os valores são definidos ao seu critério afinal você sabe quanto custa o seu trabalho e o seu esforço. Uma ideia bem interessante também é se pautar no seu valor de CPM do Google Adsense, assim você apresenta um calculo claro para a empresa.

Ultima sugestão não cobre valores absurdos num blog com menos de 100.000 pageviews/mês. Sim, você deve se valorizar mas no limite do bom senso.


ULTIMAS DICAS


- Muitos sites estrangeiros oferecem publicidade idêntica por valores diferentes para cada blog. Pesquise  nas redes sociais e entre em contato com outras blogueiras que também fazem parceria com a mesma marca para ter uma noção de valores.  Já passei por isso 3 vezes aqui no blog e graças a essa troca de figurinhas com as zamigas, fechei em um valor maior do que o oferecido inicialmente.

- Nem sempre o publi vai chegar até você, então corra atrás! Se você sabe o que tem a oferecer não tenha receio de correr atras dos trabalhos remunerados com o seu blog!

Sinalize sempre! Publicidade e Postagem Patrocinada deve ser clara e objetiva, para não lesar o consumidor. Consumidor é quem consome e isso inclui o seu leitor então nunca se esqueça de colocar tags e legendas. A CONAR fiscaliza isso. Publicidade é coisa séria. 


NO PRÓXIMO POST DESSA SÉRIE VOU ENSINAR PASSO A PASSO ALGUNS  DOS CAMINHOS QUE VOCÊ PODE SEGUIR PARA ENCONTRAR PARCEIROS E COMEÇAR A FAZER PUBLIS!

Se gostou dessa matéria, como incentivo siga-me nas redes sociais, assim você não perde nenhuma dica e ainda apoia esse projeto!

Beijos e até a próxima!



Dúvidas e pedidos de post podem ser enviados para contato@amandaquerobino.com.br ou deixe seu comentário :)

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33 comentários:

  1. Adorei todas as dicas, realmente mt importantes..

    www.iathilamarques.com.br/

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    1. Ola!
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Bjs!

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  2. Oi Amanda, tudo bem?
    Primeiro quero parabenizar você pelo seu blog e conteúdos, que são realmente muito bons!!

    Sobre esse post...achei maravilhoso e esclarecedor! Tirou muitas dúvidas minha, de verdade! :)
    Super importante saber sobre esses tópicos citados antes de querer cobrar por divulgação.
    Obrigada por compartilhar conosco! :)
    Super beijos,
    Lilica

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    1. Fui conhecer seu blog e simplesmente AMEI!
      Muito obrigada pelo carinho Lilica!
      Fico feliz em ter ajudado, beijos!

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  3. Suuuper úteis essas suas dicas! Amei xaráa! Amandas sempre arrasam. kkkkk Tenho o meu blog desde 2008, porém só no final do ano passado que comecei a levar o blog mais a sério. Espero chegar nesse nivel para fazer cobranças. kkkk Bjoos linda!

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    1. Amandas são <3 HAHA!
      Que ótimo que vc gostou!
      Eu visitei seu blog e você ta mais que no nível <3

      Um super beijo!

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  4. Lindona! Simplesmente amei seu post, esclareceu várias dúvidas que eu tinha a respeito desse assunto.
    Parabéns, bjos

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    1. Fico feliz que tenha ajudado de alguma forma!!

      Beijos!

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  5. Adorei suas dicas, concordo com várias delas, o problema é que tem blogueira que faz permuta por shampoo, eu acho que blogueiras muito iniciantes nem deviam tentar parceria, tipo espera um ponte que seja benéfico para ambas.

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    1. Ola Lary!
      Eu acho permuta uma forma muito boa de trabalhar principalmente pelas referencias!
      Mas cada uma de nós sabe como negociar melhor, você tem razão o importante é ser benéfico para os dois lados!

      Beijos!!

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  6. U.u, parabéns, adorei tudo, algumas dicas vou utilizar muito nesse início de blog, obrigada, beijoos

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    1. Ola Mai!
      Que bom que você gostou!

      Beijos e boa sorte no seu novo blog!

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  7. Não penso em fazer propaganda em posts no meu blog, por enquanto. Ele ainda é muito novinho. Mas gostei de ver suas dicas. A pessoa que nunca fez, não pensaria em várias coisas que você falou.

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    1. Ola Ana! Que legal que vc é consciente!
      Fico feliz que você tenha gostado das dicas!

      Beijos!

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  8. Adorei seu post, mas só as parcerias pra mim já são o suficiente, penso ser uma via de mão dupla! Entretanto, pessoas que tem gastos como esses que você colocou, realmente deveriam cobrar! Beijos <3

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    1. Parceria em permuta é uma experiencia maravilhosa, eu faço também e gosto bastante!

      Beijos!!

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  9. AMEI! Esse post vai me ajudar muito, fiz meu midia kit recentemente e com certeza vou seguir essas dicas quando houver oportunidade de parceria!

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    1. Midia Kit é um passo super importante! Parabéns e Sucesso! <3

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  10. Adorei seu post, bastante explicadinho.
    Agora já consegui saber claramente sobre isso.
    Beijos.

    www.brilhamiga.blogspot.com

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  11. Adorei o post! Super explicativo e com certeza vai me ajudar muito com meu blog!
    Beijos

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  12. Gostei muito do post,explica tudo bem direitinho!
    Tirou muitas dúvidas minhas,e aliás estou começando agora.mas mesmo assim me ajudou bastante ☺♥
    larasraquel.blogsot

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    1. Boa sorte nesse começou, você vai ser sucesso!

      Beijos!!

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  13. Amanda que post legal, gostei muito das usas dicas, por que realmente fico meio perdida quando o assunto e saber colocar valores. Beijos

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    1. Ola!!
      Que bom que gostou, fico feliz em ter ajudado!
      Beijos!

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  14. Muito interessante seu post.
    Eu tenho blog há 5 anos, mas só faço parceria por permutas.
    Para mim é mais válido, amo receber e testar produtos... rs
    Quem sabe mais pra frente... rs
    Beijos

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  15. Amei as suas dicas. ❤️ você poderia abrange-las com mais informações sobre redes sociais, né? Rsrs algumas digitais influencers deixou de usar o blog para se dedicar ao instagram.

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  16. Cara, você é mto boa pra explicar as coisas . Amei as dicas, muito obrigada ❤️

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  17. Adorei as dicas e realmente as empresas só querem saber dos seguidores, estão nem aí se o conteúdo do blog é ou não bom. Beijinhos :)

    AZUENTURE

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  18. Oii Amanda, adorei as dicas e realmente me ajudou muito. Mal posso esperar pelos próximos posts. Ainda estou começando a entender dessas coisas, e estou tentando me aperfeiçoar.
    Beijos e sucesso!

    www.naestradacomasminas.com.br

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  19. Olá, Amanda. O número de seguidores é importante mesmo, como você disse. Eu estou vendo isso agora, meu blog é organizado, tem um bom número de visitas e views de páginas, porém, apenas 265 seguidores. Mandei proposta de parceria para várias empresas e só uma aceitou, mas não vou desistir e continuarei acompanhando suas dicas. Beijos :)

    https://nossaquevicio.blogspot.com

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  20. Adorei a sua explicação. Estou no começo com meu blog e sei que ainda tenho um caminho enorme pela frente. Se não tive amor e dedicação não dá certo mas, também, tem que ter compromisso e organização.

    Muito bom o seu post.

    O Mundo de Eulália

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